Salivograma/Deglutograma

Outros nomes que este procedimento pode ser chamado:

Cintilografia para avaliação de aspiração pulmonar anterógrada (salivograma).

Introdução:

Pneumonias de repetição podem estar associadas à aspiração pulmonar crônica e frequentemente acontecem em pacientes com déficit neurológico ou após cirurgia do trato respiratório ou digestório superior. Esse exame tem por intuito avaliar a presença de aspiração secundária à distúrbios de deglutição.

Indicações:

  • Avaliação da presença de aspiração durante a deglutição.

Radiofármaco:

99mTc- colóide.

Preparo:

Jejum de 04 horas (obs.: recém nascidos podem ter o jejum reduzido para 02 horas).

Como é feito o exame?

Após realização de ficha cadastral e entrevista clínica do paciente, o paciente será encaminhado para o setor técnico e para a sala de exames, posicionado na maca do equipamento, onde uma pequena quantidade do material radioativo será instilada na boca do paciente que receberá a orientação de degluti-lo. Imagens dinâmicas serão adquiridas imediatamente após a deglutição com duração de 1 minuto, por 30 minutos. A imagem é repetida após 1 hora da instilação do radiofármaco.

Efeitos colaterais:

Não são relatados efeitos colaterais na literatura.

Como solicitar?

Cintilografia para avaliação de aspiração pulmonar anterógrada (salivograma).

Imagens: 

Estudo normal, onde observamos o material deglutido na boca. Em direção ao estômago, sem evidências de aspiração pulmonar.

Considerações finais:

Em um estudo normal não se espera observar atividade do radiofármaco na projeção dos campos pulmonares ou árvore traqueobrônquica. Quando associado ao estudo de pesquisa de refluxo gastroesofágico, sabe-se que a presença de refluxos altos e prolongados aumentam a chance de aspiração para o sistema respiratório.

Referências Bibliográficas:

  • Maurer AH, Parman HP. Update on gastrointestinal scintigraphy. Semin Nucl Med.2006; 36 (2): 110-8.
  • Warrington JC, Charron M. Pediatric gastrointestinal nuclear medicine. Semin Nucl Med. 2007; 37 (4):269-85.
  • Vijay Harish SomasundaramPadma SubramanyamShanmugasundaram Palaniswamy. Salivagram revisited: justifying its routine use for the evaluation of persistent/recurrent lower respiratory tract infections in developmentally normal children. Clinical Trial. Ann Nucl Med. 2012 Aug;26(7):578-85.doi: 10.1007/s12149-012-0616-1.Epub 2012 Jun 20.

 

Autora: Dra. Patricia Modena Lassance  – Médica Nuclear – CRM / SP 174.725

 

CRM / SP 33.026 – Médico Nuclear – Diretor Corporativo