PET/CT

O PET/CT – também conhecido como PET-Scan – é um dos mais modernos equipamentos utilizados em imagens médicas de última geração, responsável por diagnósticos e seguimentos de alta precisão, realizado pela Medicina Nuclear e aplicado principalmente nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia.

Ele é composto pela união entre duas tecnologias:

1) Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET, na sigla em inglês), capaz de realizar um mapeamento metabólico do corpo inteiro ou de seus segmentos, em situações como: diagnóstico inicial e seguimento de diversos tipos de câncer, avaliação de doenças neuropsiquiátricas e cardiovasculares. O limite de resolução do método é inferior a 5mm, o que significa que é possível identificar até as mais diminutas lesões.

2) Tomografia Computadorizada Multislice (CT, na sigla em inglês), que proporciona a captação de imagens anatômicas de altíssima resolução com corte finos de 2-4mm, por meio das quais é possível a reconstrução tridimensional das estruturas corpóreas, e o que permite uma perfeita localização de nódulos, lesões tumorais e inúmeras outras condições clínicas.

A junção entre estas duas modernas tecnologias proporciona uma sinergia inexistente em outras modalidades diagnósticas, sendo na atualidade uma ferramenta fundamental para médicos de diversas especialidades em benefício de seus pacientes.

A DIMEN conta com quatro equipamentos PET/CT nas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo e Araçatuba, com planos para expandir esta tecnologia para outras cidades em breve.

Orientativos para os respectivos Pet/CT

– Orientações PET/CT com 18F-FDG

– Orientações PET/CT 68Ga – PSMA

– Orientações PET/CT 68Ga – DOTATATE

Dimen Medicina Nuclear - PETCT
<< Voltar