Instrução de Preparo

PET/CT com PSMA

Outros nomes: PET/CT ou PET/TC com PSMA, PET PSMA, PET SCAN com PSMA, PET com Antígeno Prostático Específico de Membrana ou Antígeno de Membrana Específico da Próstata, Tomografia por Emissão de Pósitrons com PSMA, PET com Tomografia Computadorizada com PSMA, PET com Ga68-PSMA, PET com Ga68 para Neoplasia de Próstata, PET com F18-PSMA, PET SCAN de Corpo Inteiro com PSMA, PET/CT ou PET/TC de Corpo Inteiro com PSMA, entre outras variações.

Orientações necessárias

O estudo com PSMA PET/CT é utilizado na avaliação inicial do câncer de próstata (estadiamento), assim como na investigação de recidiva bioquímica (quando há elevação do antígeno prostático específico – PSA) ou mesmo durante o controle da doença.

Trata-se de um exame mais específico para essa condição clínica, uma vez que o PSMA tem afinidade a uma proteína que fica localizada na superfície das células do câncer de próstata, chamada de antígeno de membrana específico da próstata.

Preparo:

No dia do exame:

  • Não há necessidade de suspender os medicamentos em uso.
  • O exame deverá ser realizado com jejum de 6 horas, exceto água. Caso o exame esteja agendado no fim da manhã, o desjejum estará liberado, desde que se respeite o jejum de 6 horas antes do exame.
  • Tomar bastante água (pelo menos 3 copos) antes do exame, podendo ir ao banheiro normalmente.
  • Recomenda-se vestir roupas leves e preferencialmente sem botão, zíper e sem adereços de metal (brincos, colares, relógio, etc.).
  • Trazer os exames anteriores, tais como; dosagem de creatinina recente, resultado anatomo-patológico, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia, pedido médico e uma troca de roupa.

Como é feito o exame?

Após o atendimento inicial na recepção e a realização da entrevista clínica, o paciente será encaminhado à sala de preparo e uma veia do membro superior será puncionada e mantida com soro fisiológico.

Uma dose do traçador radioativo será administrada pelo acesso venoso e o paciente deverá permanecer em repouso por aproximadamente 1 hora.

Em seguida, o paciente será encaminhado à sala de exame. Durante todo o tempo da realização deste, o paciente deverá permanecer imóvel, deitado na maca do aparelho.

O exame terá início pela tomografia computadorizada, fase de duração rápida, podendo ser ou não utilizado contraste iodado radiológico.

O tempo médio desse exame é de 30 a 60 minutos e, eventualmente, imagens tardias adicionais serão necessárias para complementar o exame.

A administração de diurético (furosemida) por via venosa, também poderá ser prescrita, conforme a avaliação do médico nuclear.

Responsável: Equipe técnica da DIMEN
OE 002 – Versão: 03/2022

Agendamento

Este Exame precisa ser agendado!

Prazo de Entrega

De 2 a 4 dias úteis, a depender da Unidade.