Instrução de Preparo

Pesquisa de Amiloidose Cardíaca

Outros nomes: Cintilografia Cardíaca com pirofosfato-Tc99m para Amiloidose Cardíaca, Cintilografia com pirofosfato para diagnóstico de Amiloidose Cardiaca, Cintilografia para diagnóstico de Amiloidose Cardíaca, Cintilografia Cardíaca com pirofosfato-Tc99m, Cintilografia Cardíaca para Amiloidose Cardíaca, Cintilografia para pesquisa de Amiloidose Cardíaca, Pesquisa de Amiloidose Cardíaca, Cintilografia para Amiloidose Cardíaca com Tecnécio-99,Cintilografia para Amiloidose Cardíaca com Tc-99.

Orientações necessárias

Preparo:          

  • Dieta normal.
  • Não há preparo específico.
  • Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas e em período de amamentação.
  • Não se esquecer de trazer exames prévios relacionados à doença.

Como é feito o exame?   

Após a realização da ficha cadastral, o paciente será encaminhado à sala de injeção. Uma veia será puncionada para administração do medicamento, preferencialmente do antebraço, e o paciente será liberado e orientado a retornar em 1 e 3/4 horas após a injeção. Nesse período, o paciente poderá sair da clínica sem restrição.

Ao retornar à clínica, o paciente será encaminhado à sala de exame e será posicionado na maca do aparelho. Deverá permanecer imóvel, deitado, por 30 a 40 minutos para a aquisição das imagens. Imagens tomográficas complementares poderão ser necessárias, aumentando assim o tempo em que o paciente deverá ficar sob o aparelho.

Responsável: Equipe técnica da DIMEN
OE 039 – Versão: 01/2020