Instrução de Preparo

Cintilografia Óssea

Outros nomes: Mapeamento Ósseo, Pesquisa de Metástases Ósseas, Cintilografia de Articulações Temporomandibulares (ATM), Cintilografia do Esqueleto, Cintilografia de Mastoides, Cintilografia Óssea Trifásica.

Orientações necessárias

É um método de diagnóstico que utiliza uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) com o objetivo de avaliar o metabolismo ósseo. É indicado na investigação de dores ósseas, metástase, fraturas, lesões ósseas desportivas, processos inflamatórios/infecciosos, traumas, necroses avascular, tumores ósseos benignos e malignos, avaliação de processos articulares inflamatório, entre outros.

Esse material radioativo não provoca reação, não é prejudicial à sua saúde e a exposição à radiação é mínima.

Preparo:

Não é necessário o jejum e nem suspensão de medicamentos em uso.

Não esquecer de trazer os exames de imagens referentes à doença em investigação.

Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas e/ou em período de amamentação

Como é feito o exame?

Após o atendimento inicial na recepção, o paciente será encaminhado à sala de injeção, onde será injetada uma pequena quantidade do traçador radioativo na veia, preferencialmente do antebraço.

Depois da administração desse material radioativo, o paciente será orientado a aguardar, aproximadamente, entre 2 e 6 horas. Esse tempo é necessário para que o traçador se concentre nos ossos e o excesso seja eliminado pelos rins. Recomendamos que o paciente se hidrate bastante (tomar 2 a 3 copos de água ou suco) e que esvazie a bexiga várias vezes durante o período de espera.

Não é necessário que o paciente permaneça na clínica nessa fase.

Ao retornar, o paciente será encaminhado à sala de exame, após esvaziar completamente a bexiga, e será posicionado na maca do aparelho. Uma série de imagens do corpo inteiro será adquirida num intervalo de tempo de, aproximadamente, 20 a 40 minutos. Imagens adicionais de 24 horas podem ser requisitadas, principalmente quando a área suspeita estiver na região púbica, nas mãos e nos pés.

Observações importantes:

Alguns estudos devem ser realizados com a fase de fluxo sanguíneo. Nesses casos, o paciente será encaminhado à sala de exame e a injeção será feita sob o aparelho. Imagens serão obtidas imediatamente após a injeção venosa do traçador.

Responsável: Equipe técnica da DIMEN
OE 068 – Versão: 03/2018