Instrução de Preparo

Cintilografia com MIBG (Metaiodobenzilguanidina)

Outros nomes: Cintilografia com MIBG 131I / 123I, Cintilografia com metaiodobenzilguanidina, Cintilografia para pesquisa de feocromocitoma / paraganglioma.

Orientações necessárias

Preparo:

Não é necessário jejum.

Deve ser suspenso o uso de bebidas e alimentos que contenham cafeína (ex: café, chocolates, chá-mate, chá-preto, chá-verde, Coca-cola, Pepsi, Guaraná, bolo de chocolate, bala de café, etc.) 24 horas antes do exame.

Para que a medicação não seja absorvida pela glândula tireoide do paciente, é importante bloqueá-la tomando lodo, por exemplo, xarope de Iodeto de Potássio.

Pacientes que já fizeram remoção cirúrgica da glândula tireoide não necessitam fazer o bloqueio.       O paciente será orientado a tomar xarope de Iodeto de Potássio ou Lugol alguns dias antes e após a injeção do traçador, para evitar que o lodo radioativo livre seja captado na tireoide.

Em adultos recomendamos:

  • 1 colher de chá de xarope de Iodeto de Potássio (três vezes ao dia) ou 1 gota/kg de peso de solução de Lugol 1 % (dividida em duas vezes ao dia), no máximo 40 gotas.

Em crianças, recomendamos:

  • Recém-nascidos = 16 mg de Iodeto de Potássio (1 ml de xarope de Iodeto de Potássio, 1 vez ao dia, um dia antes do exame);
  • Entre 1 mês a 3 anos = 32 mg de Iodeto de Potássio (0,5 ml de xarope de Iodeto de Potássio, três vezes ao dia, dois dias antes e dois dias após a injeção do traçador);
  • De 3 a 13 anos = 65 mg de Iodeto de Potássio (1 ml de Iodeto de Potássio, três vezes ao dia, dois dias antes e dois dias após a injeção do traçador);
  • Acima de 13 anos = 130 a 200 mg de Iodeto de Potássio (1 colher de chá ou 5 mi de xarope de Iodeto de Potássio, de duas a três vezes ao dia, dois dias antes e dois dias após a injeção do traçador) ou 1 gota/kg de peso da criança de solução de Lugol 1 %, dividida em duas vezes ao dia, no máximo 40 gotas.

Alguns medicamentos devem ser suspensos para realização deste exame, mas somente sob autorização do médico solicitante. Verificar lista com nossa central de atendimento.

Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas e em período de amamentação.

Como é feito o exame?

O medicamento será administrado na veia, preferencialmente do antebraço e o paciente será liberado e orientado a retornar em 6 a 24 horas, se IODO 123, e em 48 a 72 horas, se IODO 131. Na pesquisa com IODO 131, recomendamos o uso de laxantes, pois parte do traçador é eliminada pelo intestino, prejudicando a análise das estruturas do abdômen.

Ao retornar à clínica, o paciente será encaminhado à sala de exame e será posicionado na maca do aparelho. Deverá permanecer imóvel, deitado, por 30 a 60 minutos para a aquisição das imagens de corpo inteiro. Imagens tomográficas complementares serão realizadas sempre que necessário.

Em alguns casos de sobreposição ou fusão de imagens para melhor localização da lesão, o médico nuclear poderá requerer a administração de outro traçador.

Quando o material não for eliminado adequadamente, será solicitado ao paciente que retorne em outro dia para imagens complementares, lembrando que isso não requer a administração adicional do traçador.

Obs.: durante a administração da medicação a pressão arterial do paciente será aferida.

Responsável: Equipe técnica da DIMEN
OE 041 – Versão: 04/2022