Instrução de Preparo

Cintilografia com Gálio-67

Outros nomes: Cintilografia com Citrato de Gálio 67, Cintilografia de corpo inteiro com Gálio 67, Estadiamento tumoral com Gálio 67, Cintilografia óssea com Gálio 67.

Orientações necessárias

Preparo:

  • Não é necessário jejum e nem suspender os medicamentos em uso.
  • Não esquecer de trazer exames de imagem referentes à doença em investigação.
  • Caso o paciente tenha realizado transfusão sanguínea, utilizado ferro endovenoso ou ter realizado ressonância magnética com contraste, deve-se aguardar pelo menos 24 horas para realizar a cintilografia com Gálio 67.
  • Caso tenha realizado quimioterapia, aguardar 3 a 4 semanas para agendar o exame.
  • Esse exame não é recomendado para mulheres grávidas e em período de amamentação.

Como é feito o exame?

Uma veia, preferencialmente do antebraço, será puncionada e uma pequena quantidade de material radioativo (traçador) será administrada.

Laxantes serão prescritos para evitar que o material fique retido em alças intestinais.

O paciente será orientado a retornar à clínica entre 48 e 72 horas após administração do traçador.

Ao retornar, o paciente será encaminhado à sala de exames, onde será posicionado na maca do aparelho e deverá permanecer deitado por aproximadamente 1 hora para a obtenção das imagens.

Em alguns casos, quando o material não foi eliminado adequadamente, será solicitado que o paciente retorne em outro dia para a aquisição de imagens complementares, lembrando que isso não requer a administração adicional do material radioativo.

 

Obs.: Solicitamos que informe ao médico nuclear se existe a programação de quimioterapia ou radioterapia entre 24 e 48 horas antes e/ou depois da administração do traçador.

Responsável: Equipe técnica da DIMEN
OE 043 – Versão: 04/2022