Home . Medicina Nuclear . Terapias com Radioisótopos < Voltar

Terapias com Radioisótopos

"A SUA TRANQUILIDADE E A DO SEU PACIENTE COMEÇA COM UMA BOA CONVERSA"

Embora a aplicação da medicina nuclear seja predominantemente diagnóstica, alguns radioisótopos também são empregados com finalidade terapêutica, particularmente no hipertireoidismo, câncer de tireoide, tratamento paliativo da dor óssea por doença metastática, tratamento de alguns tumores neuroendócrinos e sinovectomia.

Alguns desses procedimentos exigem que os pacientes permaneçam internados, em regime de isolamento, para que parte dessa radiação seja eliminada, conforme determina a legislação vigente.

O mais comum dos procedimentos que necessitam de internação é o tratamento do câncer de tireoide, que corresponde a uma das grandes áreas de atuação da especialidade de Medicina Nuclear, em conjunto com as especialidades cirúrgicas e clínicas.

Como a grande maioria dos casos é de tumores diferenciados, os pacientes em seguimento com o diagnóstico de câncer de tireoide, quando indicados e após a tireoidectomia, serão submetidos à terapia com iodo radioativo, seja para ablação de tecidos tireoideanos residuais como para o tratamento de doenças metastáticas.

Em nossas unidades, a programação das terapias tem início a partir de uma consulta do paciente com um dos médicos do nosso corpo clínico. Nesta consulta serão avaliados os resultados dos exames disponíveis, para que possam ser determinadas as características do câncer, da doença e a condição clínica do paciente e, assim, definir a estratégia do tratamento, incluindo a dose e os cuidados adicionais. Esta também é uma oportunidade para que a equipe apresente as condições do tratamento, como a necessidade ou não de uma internação clínica, previsão do tempo de internação, os preparos necessários (suspensão ou não da terapia de supressão, protocolo com TSH recombinante, dieta e medicamentos no caso de câncer de tireoide), eventuais efeitos colaterais e os cuidados durante a internação e no período após a alta hospitalar. Todo esse processo foi elaborado para que o paciente esteja seguro quanto a esta etapa do seu tratamento.

Todos os quartos utilizados pela DIMEN, nas diferentes cidades em que estão localizados, estão em conformidade perante as normas de radioproteção e são aprovadas pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

A nossa equipe está à disposição para dar o suporte necessário em qualquer momento do acompanhamento do seu paciente.

As diferentes terapias estão listadas abaixo:

  • Procedimentos 2014 ANS 

    Rol de Procedimentos e eventos em saúde 2014 - ANS 
    Resolução Normativa - RN No 338, de 21 de outubro de 2013 e anexos
    Leia Mais

  • Medicina Nuclear

  • PET/CT

    Tecnologia

    O PET/CT – também conhecido como PET-Scan – é um dos mais modernos equipamentos utilizados em imagens médicas de última geração, responsável por diagnósticos e seguimentos de alta precisão, realizado pela Medicina Nuclear e aplicado principalmente nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia.

    Leia Mais
  • Tratamentos

    As terapias com radioisótopos são uma modalidade altamente segura e eficaz para o tratamento definitivo e adjuvante de diversas patologias, em especial as afecções tireoidianas e oncológicas.

    Leia Mais sobre Cintilografia Dimen