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Direitos e Deveres

Com o objetivo de manter a ética e o profissionalismo nos atendimentos realizados, a DIMEN disponibiliza aos pacientes e familiares uma lista dos Direitos e Deveres, que regem as condutas praticadas. Confira nos ícones abaixo cada um deles:

Direitos

1

Receber um atendimento digno, acolhedor, humanizado e respeitoso por parte de todos os profissionais da DIMEN, sem discriminação de qualquer natureza.

2

Ser identificado e tratado por seu nome, sobrenome e não por número, exame ou doença.

3

Obter informações claras, simples e compreensivas a respeito do procedimento a que será submetido, assim como seus benefícios, riscos e consequências indesejáveis, bem como consentir ou recusar de forma livre, voluntária e esclarecida.

4

Receber do profissional adequado, presente no local, auxílio para melhoria do seu conforto e bem-estar.

5

Ter seu prontuário preenchido de forma legível e de acesso ao conteúdo de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela DIMEN.

6

Ter sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento e na satisfação de suas necessidades fisiológicas, respeitando os seus valores éticos e culturais e a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal e segurança do procedimento.

7

Ter garantida a prioridade de atendimento quando idosos, crianças ou pacientes internados, sendo respeitadas as situações de urgência e emergência.

8

Poder indicar familiar ou responsável para tomar decisões a respeito dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos a que será submetido.

9

Estar exposto a radiações tão baixas quanto razoavelmente exequíveis.

10

Ser informado sobre todos os direitos acima, sobre as normas e regulamentos da DIMEN e sobre os canais de comunicação institucionais para obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a direção, por meio do serviço de Atendimento ao Cliente.

Deveres

1

Dar informações precisas e completas nas consultas e internações sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, queixas e enfermidades, história de uso de medicamentos, drogas, reações alérgicas e demais informações relacionadas à sua saúde.

2

Seguir rigorosamente as recomendações do exame, seu preparo e suspensão de medicamentos em uso (somente com a autorização do médico solicitante).

3

Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas, fazendo perguntas sempre que tiver dúvidas.

4

Informar ao profissional de saúde, ou à equipe responsável, sobre qualquer fato que ocorra em relação à sua condição de saúde.

5

Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos recomendados e pelo descumprimento das orientações do profissional ou da equipe de saúde.

6

Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.

7

Respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviço da instituição.

8

Honrar o seu compromisso financeiro com a instituição.

9

Providenciar todos os documentos necessários para autorização e aprovação de atendimento e tratamento pelo seu convênio médico ou assemelhado, entregando as guias de autorização.

10

Atender e respeitar a proibição de uso de fumo e derivados do tabaco, bebidas alcoólicas e ruídos, colaborando com a segurança e limpeza do ambiente.